Tema
· Igreja Matriz Santa Luzia, patrimônio cultural luzense: Arte e beleza.
Problemática:
· Ao longo dos anos como o professor de História do Munícipio de Santa Luz vem trabalhando e explorando o acervo cultural do município?
Abordagem Pedagógica
Que contribuições o estudo sobre a Igreja Matriz de Santaluz pode oferecer para que o professor de história resgate junto à comunidade escolar a valorização, a cultura e apreciação da arte local?
Santaluz é uma cidade histórica que possui na sua história, vários locais, monumentos que servem como instrumentos da memória coletiva e como obras de valor histórico que, mesmo não sendo "obras de arte", são sempre obras que possuem uma configuração, uma conformação. E este deve ser valorizado na região e principalmente na própria cidade.
Assim, a educação tem como função despertar no aluno a importância de conhecer, valorizar e ter aproximação crítica em relação a qualquer campo do saber e as interpretações e no campo da arte e da cultura isso não pode ser diferente.
Dessa forma o estudo sobre a Igreja Matriz de Santaluz poderá trazer grandes contribuições para que o professor resgate nos alunos os conhecimentos citados acima e não se pode ignorar a existência da discussão e as consistentes descobertas históricas e sociais que existem na área, que permitem o conhecimento, a valorização da história local e da sua própria identidade de maneira pertinente, oferecendo importantes instrumentos para a reflexão.
As intervenções feitas a igreja poderá propiciar também a comunidade local o despertar pela valorização da arte e dessa forma do seu próprio povo, como seres capazes de construir e modificar a sua própria história.
Sendo assim, o professor precisa estar apto dos conhecimentos para que venha a provocar o interesse do aluno e lhe propiciar o conhecimento referente à cultura local. Diante desses argumentos foi possível criar este projeto para que assim possa ser levado para as escolas, proporcionando aos professores um suporte maior e construir juntamente com os alunos a identidade da cidade e do povo que nela reside. Pois, a cidade é repleta de casarões antigos construídos no século passado e é possível que esse projeto seja ampliado, impedindo a demolição dos monumentos históricos, como aconteceu com muitos outros.
Por: Elizangela Sena Almeida Ribeiro.
Referências:
CRUZ, Nelci Lima da. Memórias Históricas de Santaluz. Santa luz, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário