quinta-feira, 14 de julho de 2011

Abordagem histórica
A população luzense conhece e tem valorizado a história da igreja Matriz de Santa Luzia?
Texto histórico sobre a Igreja Matriz de Santa Luz-Ba
Entende-se por Patrimônio Histórico o conjunto de todos os bens materiais e imateriais, que pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade de cultura de um povo. O Patrimônio é a herança do passado com que vivemos hoje e que passamos às gerações futuras.
Diante disso a Igreja Matriz de Santa Luzia esta cidade é considerada um patrimônio histórico municipal, pois a mesma começou ser construída para substituir a capela que existia no mesmo local, no dia 12 de dezembro de 1948 e só veio a ser concluída na década de 90. A construção da Igreja matriz foi iniciada pelo Padre Oldegar de Freitas, e um fato interessante que se encontra registrado no livro de tombo da Paroquia é que depois da missa o mesmo convidava os fiéis para irem até o Morro dos Lopes um local afastado da cidade 2,5 KM onde havia um morro de pedra de onde já naquela época retirava-se paralelepípedos para a pavimentação de algumas cidades da região, então o padre juntamente com os fiéis iam até lá para trazerem pedras na cabeça e coloca-las no local da construção da Igreja e foi assim que deu-se o inicio que durou mais ou menos 50 anos.
Segundo relato de algumas pessoas que participaram da construção da Igreja de Pedra só foi possível por causa da fé dos devotos em Santa Luzia e da população em geral em perseverarem no objetivo de ver a mesma erguida, por isso as dificuldades foram muitas mas superadas ano após ano quando aos poucas a Igreja começava a ficar da maneira em que foi idealizada por homens simples mas de muita fé.
A Igreja Matriz é um marco histórico, pois é construída de pedra, na mesma o altar e a pia batismal também de Pedra são obras do artesão luzense Boaventura Abreu e seu filho Laercio Abreu. Já a imagem da padroeira Santa Luzia é uma obra barroca e muitos não sabiam, só após uma reforma no altar é que descobriu-se tratar de uma imagem com um valor histórico muito maior do que podia se imaginar.
Por esta obra ser uma das mais belas construções da nossa cidade é que se faz importante e necessário o seu estudo, sua conservação, divulgação principalmente para a comunidade escolar e para todos em geral. Para os visitantes que passam por nossa cidade é uma das mais belas construções entre os muitos casarões antigos construídos por coronéis que iniciaram o povoamento da nossa cidade, no mês de dezembro época da festa da padroeira a cidade recebe muitos turistas e fieis que acreditam receber graças através da fé em Santa Luzia, o que faz com que a mesma torna-se um santuário para as pessoas do sertão.
Por: Teobalda Reis Lopes de Souza
Referências:
CRUZ, Nelci Lima da. Memórias Históricas de Santaluz. Santa luz, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário