Tema
· Igreja Matriz Santa Luzia, patrimônio cultural luzense: Arte e beleza.
Problemática:
· Ao longo dos anos como o professor de História do Munícipio de Santa Luz vem trabalhando e explorando o acervo cultural do município?
Abordagem tecnológica
Como a criação de um blog poderá despertar o interesse na história do patrimônio cultural de Santa Luz?
Os blogs são páginas virtuais que facilitam a interatividade entre o escritor e o seu leitor através de comentários. Ele democratizou a internet por facilitar o contato entre pessoas de diferentes lugares do mundo sem nenhuma relação entre si. Nele o autor publica desde páginas pessoais até descobertas científicas, divulgações literárias e até mesmo merchandising.
A palavra blog surgiu do termo Web Log e significa diário virtual. Durante muito tempo sua função foi unicamente divulgar para o público informações sobre o dia a dia ou fatos acontecidos durante a semana. Na Europa, inclusive, esta ainda é a sua principal função, local onde é chamado de “semanário”.
O blog atualmente pode ser utilizado de diferentes formas, uma delas é na divulgação de monumentos históricos, com o intuito de expor e preservar a memória cultural de patrimônios antigos.
A Igreja Matriz de Santa Luzia, localizada no município de Santa Luz – BA é exemplo de um monumento que pode ser revitalizado e preservado através da utilização de recursos tecnológicos. A divulgação em blog permite o acesso e divulgação do conteúdo artístico e sacro da igreja com o intuito de torná-los públicos à população. Um professor de História, por exemplo, pode utilizar este recurso para apresentar o tema em sala de aula de forma criativa e contextualizada.
A importância da preservação da história da igreja faz-se necessária por confundir-se em muitos aspectos com a própria história da cidade que a abriga. A construção teve início em 1908, como uma simples capela, ainda na época em que a cidade era uma fazenda, idealizada pelo coronel José Leitão e o coronel Sabino, autoridades responsáveis pela fundação do município. Esta construção passou por três grandes reformas, mas só em 1948 iniciou-se a colocação de pedras de calcário em toda a sua área externa.
O município de Santa Luz é conhecido pela grande quantidade de pedras e esse foi o principal motivo da revitalização externa. O primeiro pároco da cidade recrutou cidadãos para depois de cada missa seguirem em procissão para uma pedreira distante e apanharem uma pedra para a construção da matriz e assim seguiu-se até o fim das obras.
A maior parte da população luzense ainda desconhece essa história por falta de meios que propiciem a divulgação dos fatos. A criação de um blog sobre o tema Igreja Matriz de Santa Luzia seria relevante para a preservação da beleza da arquitetura, das artes sacras do período barroco e dos acontecimentos que marcaram o início da construção, pois facilitariam o acesso e a divulgação desses aspectos a uma extensão bem maior da população.
Por: Renata da Silva Santos Góes
Referências:
CRUZ, Nelci Lima da. Memórias Históricas de Santaluz. Santa luz, 2010.