domingo, 24 de julho de 2011

BLOCO DA PAZ




O 1º bloco religioso realizado pela igreja Matriz de Santa Luzia, saiu na avenida neste domingo 24/07/2011 com mais de 1.300 pessoas e sendo puxado pela banda Manto Azul. O bloco da PAZ divertiu crianças, jovens,adultos e idosos trazendo a alegria e a paz no aniversário da cidade de Santa Luz. O povo católico desta comunidade agradece a padre Théo pela iniciativa de levar este bloco religioso para avenida.

Agora vejam a benção que foi visualizando as fotos:


Prefeito Junior, Padre Théo e vice prefeito Donga, de Santaluz


Fieis da igreja Matriz Santa Luzia

Lucia mãe de Elizangela e o filho de Elizangela umas das idealizadoras do blog.

Andre, cantor da banda Manto Azul

Bloco da PAZ


Jovens luzenses no bloco da PAZ

Trio Ciclone puxando o bloco da PAZ

bloco da PAZ


bloco da PAZ

Grupo teatral Shalon no bloco da P

Bloco da PAZ


bloco da PAZ

bloco da PAZ

bloco da PAZ

bloco da PAZ

Bloco da PAZ

Jovens se divertindo no bloco da PAZ

Alguns integrantes do grupo teatral Shalon


bloco da PAZ





cantor da banda Manto Azul, padre Théo e prefeito Junior 

Grupo Shalon no bloco da PAZ

Alegria do folião da PAZ na avenida

sábado, 16 de julho de 2011

Santa Luzia Imagem Barroca da Matriz

Imagem de Santa Luzia no altar da igreja

imagem barroca de Santa Luzia

INFORMAÇÕES SOBRE O BLOG

Renata, Elizangela e Teobalda
Este blog foi criado pelas estudantes do curso de História Uneb EaD, pólo de Conceição do Coité: Renata da Silva Santos Góes,  Elizangela Sena Almeida Ribeiro e Teobalda Reis Lopes de Souza com orientações dos professores do curso. Somos naturais de Santaluz e por isso resolvemos realizar nosso projeto sobre a igreja desta cidade.
Este é o link para descobrir a localização de Santaluz-Ba, cidade onde se localiza a Igreja Matriz Santa Luzia

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Localização de Santa Luz

http://maps.google.com.br/maps?daddr=-11.202314,-39.393539&hl=pt-BR&ll=-11.239695,-39.36676&spn=0.229992,0.363579&sll=-11.256531,-39.36676&sspn=0.229979,0.363579&mra=mift&mrsp=1&sz=12&z=12

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Abordagem histórica
A população luzense conhece e tem valorizado a história da igreja Matriz de Santa Luzia?
Texto histórico sobre a Igreja Matriz de Santa Luz-Ba
Entende-se por Patrimônio Histórico o conjunto de todos os bens materiais e imateriais, que pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade de cultura de um povo. O Patrimônio é a herança do passado com que vivemos hoje e que passamos às gerações futuras.
Diante disso a Igreja Matriz de Santa Luzia esta cidade é considerada um patrimônio histórico municipal, pois a mesma começou ser construída para substituir a capela que existia no mesmo local, no dia 12 de dezembro de 1948 e só veio a ser concluída na década de 90. A construção da Igreja matriz foi iniciada pelo Padre Oldegar de Freitas, e um fato interessante que se encontra registrado no livro de tombo da Paroquia é que depois da missa o mesmo convidava os fiéis para irem até o Morro dos Lopes um local afastado da cidade 2,5 KM onde havia um morro de pedra de onde já naquela época retirava-se paralelepípedos para a pavimentação de algumas cidades da região, então o padre juntamente com os fiéis iam até lá para trazerem pedras na cabeça e coloca-las no local da construção da Igreja e foi assim que deu-se o inicio que durou mais ou menos 50 anos.
Segundo relato de algumas pessoas que participaram da construção da Igreja de Pedra só foi possível por causa da fé dos devotos em Santa Luzia e da população em geral em perseverarem no objetivo de ver a mesma erguida, por isso as dificuldades foram muitas mas superadas ano após ano quando aos poucas a Igreja começava a ficar da maneira em que foi idealizada por homens simples mas de muita fé.
A Igreja Matriz é um marco histórico, pois é construída de pedra, na mesma o altar e a pia batismal também de Pedra são obras do artesão luzense Boaventura Abreu e seu filho Laercio Abreu. Já a imagem da padroeira Santa Luzia é uma obra barroca e muitos não sabiam, só após uma reforma no altar é que descobriu-se tratar de uma imagem com um valor histórico muito maior do que podia se imaginar.
Por esta obra ser uma das mais belas construções da nossa cidade é que se faz importante e necessário o seu estudo, sua conservação, divulgação principalmente para a comunidade escolar e para todos em geral. Para os visitantes que passam por nossa cidade é uma das mais belas construções entre os muitos casarões antigos construídos por coronéis que iniciaram o povoamento da nossa cidade, no mês de dezembro época da festa da padroeira a cidade recebe muitos turistas e fieis que acreditam receber graças através da fé em Santa Luzia, o que faz com que a mesma torna-se um santuário para as pessoas do sertão.
Por: Teobalda Reis Lopes de Souza
Referências:
CRUZ, Nelci Lima da. Memórias Históricas de Santaluz. Santa luz, 2010.
Tema
· Igreja Matriz Santa Luzia, patrimônio cultural luzense: Arte e beleza.
Problemática:
· Ao longo dos anos como o professor de História do Munícipio de Santa Luz vem trabalhando e explorando o acervo cultural do município?
Abordagem Pedagógica
Que contribuições o estudo sobre a Igreja Matriz de Santaluz pode oferecer para que o professor de história resgate junto à comunidade escolar a valorização, a cultura e apreciação da arte local?
Santaluz é uma cidade histórica que possui na sua história, vários locais, monumentos que servem como instrumentos da memória coletiva e como obras de valor histórico que, mesmo não sendo "obras de arte", são sempre obras que possuem uma configuração, uma conformação. E este deve ser valorizado na região e principalmente na própria cidade.
Assim, a educação tem como função despertar no aluno a importância de conhecer, valorizar e ter aproximação crítica em relação a qualquer campo do saber e as interpretações e no campo da arte e da cultura isso não pode ser diferente.
Dessa forma o estudo sobre a Igreja Matriz de Santaluz poderá trazer grandes contribuições para que o professor resgate nos alunos os conhecimentos citados acima e não se pode ignorar a existência da discussão e as consistentes descobertas históricas e sociais que existem na área, que permitem o conhecimento, a valorização da história local e da sua própria identidade de maneira pertinente, oferecendo importantes instrumentos para a reflexão.
As intervenções feitas a igreja poderá propiciar também a comunidade local o despertar pela valorização da arte e dessa forma do seu próprio povo, como seres capazes de construir e modificar a sua própria história.
Sendo assim, o professor precisa estar apto dos conhecimentos para que venha a provocar o interesse do aluno e lhe propiciar o conhecimento referente à cultura local. Diante desses argumentos foi possível criar este projeto para que assim possa ser levado para as escolas, proporcionando aos professores um suporte maior e construir juntamente com os alunos a identidade da cidade e do povo que nela reside. Pois, a cidade é repleta de casarões antigos construídos no século passado e é possível que esse projeto seja ampliado, impedindo a demolição dos monumentos históricos, como aconteceu com muitos outros.
Por: Elizangela Sena Almeida Ribeiro.
Referências:
CRUZ, Nelci Lima da. Memórias Históricas de Santaluz. Santa luz, 2010.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tema
· Igreja Matriz Santa Luzia, patrimônio cultural luzense: Arte e beleza.
Problemática:
· Ao longo dos anos como o professor de História do Munícipio de Santa Luz vem trabalhando e explorando o acervo cultural do município?

Abordagem tecnológica

Como a criação de um blog poderá despertar o interesse na história do patrimônio cultural de Santa Luz?

Os blogs são páginas virtuais que facilitam a interatividade entre o escritor e o seu leitor através de comentários. Ele democratizou a internet por facilitar o contato entre pessoas de diferentes lugares do mundo sem nenhuma relação entre si. Nele o autor publica desde páginas pessoais até descobertas científicas, divulgações literárias e até mesmo merchandising.
 A palavra blog surgiu do termo Web Log e significa diário virtual. Durante muito tempo sua função foi unicamente divulgar para o público informações sobre o dia a dia ou fatos acontecidos durante a semana. Na Europa, inclusive, esta ainda é a sua principal função, local  onde é chamado de “semanário”.
O blog atualmente pode ser utilizado de diferentes formas, uma delas é na divulgação de monumentos históricos, com o intuito de expor e preservar a memória cultural de patrimônios antigos.
A Igreja Matriz de Santa Luzia, localizada no município de Santa Luz – BA é exemplo de um monumento que pode ser revitalizado e preservado através da utilização de recursos tecnológicos. A divulgação em blog permite o acesso e divulgação do conteúdo artístico e sacro da igreja com o intuito de torná-los públicos à população. Um professor de História, por exemplo, pode utilizar este recurso para apresentar o tema em sala de aula de forma criativa e contextualizada.
A importância da preservação da história da igreja faz-se necessária por confundir-se em muitos aspectos com a própria história da cidade que a abriga. A construção teve início em 1908, como uma simples capela, ainda na época em que a cidade era uma fazenda, idealizada pelo coronel José Leitão e o coronel Sabino, autoridades responsáveis pela fundação do município. Esta construção passou por três grandes reformas, mas só em 1948 iniciou-se a colocação de pedras de calcário em toda a sua área externa.
O município de Santa Luz é conhecido pela grande quantidade de pedras e esse foi o principal motivo da revitalização externa. O primeiro pároco da cidade recrutou cidadãos para depois de cada missa seguirem em procissão para uma pedreira distante e apanharem uma pedra para a construção da matriz e assim seguiu-se até o fim das obras.
A maior parte da população luzense ainda desconhece essa história por falta de meios que propiciem a divulgação dos fatos. A criação de um blog sobre o tema Igreja Matriz de Santa Luzia seria relevante para a preservação da  beleza da arquitetura, das artes sacras do período barroco e dos acontecimentos que marcaram o início da construção, pois facilitariam o acesso e a divulgação desses aspectos a uma extensão bem maior da população.
Por: Renata da Silva Santos Góes

Referências:

CRUZ, Nelci Lima da. Memórias Históricas de Santaluz. Santa luz, 2010.
BLOGOSFERA: Um universo a ser explorado pela educação. Disponível em:http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/tema-especiais-26d.asp. Acesso em:09/07/2011.



terça-feira, 12 de julho de 2011

Beleza,arte e religião

Interpretação da Paixão de Cristo representada pelo grupo teatral Shalon    
Santa Luz-Bahia 2011







Grupo teatral Shalon
Encenação da Paixão de Cristo 2010 em Santa Luz Bahia.

A Igreja Matriz  Santa Luzia, além de apresentar essa beleza arquitetônica, todo esse contexto histórico, ainda promove a cultura e a arte em manifestações teatrais envolvendo jovens do município e sem fugir de sua real missão de levar a palavra de Deus a toda a sociedade.

Santa Luz: Festa de Louvor a Santa Luzia atraiu mais de 10 mil pessoas.

procissão em louvor a Santa Luzia 2010 em Santa Luz-Ba

procissão em louvor a Santa Luzia em Santa Luz Bahia


A festa em louvor a Santa Luzia, padroeira do município, encerrou na noite de segunda-feira (13), com uma procissão e a benção do Santíssimo Sacramento. De acordo com informações do Padre Theo, que dirige a Paróquia há dez meses, a festa aconteceu coberta de êxito e a participação popular foi um dos pontos que mais lhe chamou atenção. “Durante o trezenário, todas as noites, a igreja sempre esteve lotada e a procissão no último dia da festa, foi uma apoteose”, falou o vigário.
Aproximadamente mais de dez mil pessoas participaram da procissão de encerramento, segundo cálculos da coordenação da festa. Com o tema, “Santa Luzia a Alegria de ser Discípulo e Missionário”, lembrando as palavras da santa, todas as noites foram apresentadas sub-temas e cada uma deles eram homenageados um segmento da sociedade. O trezenário em louvor à santa começou no dia 30, com atrações populares no palco armado em frente à igreja. O Bispo da Diocese de Serrinha, Dom Otorrino Assolare, celebrou a missa festiva das 10h na segunda-feira. Santa Luzia é tida pelos católicos como a Santa Protetora dos Olhos, que são considerados janela da alma e canal de luz.
A procissão atraiu católicos de diversas cidades da região, por devoção e para agradecerem por algum milagre alcançado.

1° Bloco religioso em Santa Luz/ Igreja Matriz Santa Luzia.

Cartaz do 1º bloco religioso em SantaLuz